Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Notícias

Animação e alegria definiram o “Arraiá da Apae”. quarta, 31 de dezembro

Escola muito bem decorada, alunos vestidos à caráter, lindas e bem ensaiadas coreografias, músicas animadas, deram o formato do evento “Arraiá da Apae”. A festa aconteceu no pátio da escola, no dia 26 de junho e começou por volta das 14h30. Contou com uma expressiva participação dos alunos, professores e profissionais da Apae que, animadamente, dançaram a tradicional quadrilha e também a quadrilha estilizada, com misturas de sons tradicionais e contemporâneos. Outra atração foi a dança com fitas, ao som do forró, coreografada pela Professora de Educação Física, Veridiane Dias. Não faltou também a quadrilha dos cadeirantes que sempre emociona e arranca inúmeros aplausos. O “Arraiá da Apae” é um evento educativo, voltado mais para a comunidade escolar que envolve a família e precede o Julinão da Amizade, que é realizado anualmente pela Apae em praça pública, tendo caráter mais promocional. Ao final das apresentações, as comidas típicas foram servidas e muito elogiadas por todos os participantes. O evento contou com a presença do Vereador Agostinho Vicente de Paulo, que representou a Câmara Municipal de Tupaciguara, do Presidente da Apae, Hildebrando Alves da Silva, do Presidente da FEAPAES de MG, Prof. Jarbas Feldner de Barros, entre outros representantes de entidades e instituições.

Professoras da EJA apresentam Projeto pedagógico quarta, 31 de dezembro

Coordenado pela Supervisora da Apae, Cacilda Barbaresco, os projetos pedagógicos da EJA – Educação de Jovens e Adultos – têm se revelado grandes aliados no desenvolvimento educacional dos alunos. No dia 25 de junho, no auditório da Apae, os projetos foram apresentados para a comunidade escolar. As professoras Michelle Moura de matemática, Cinthia Medeiros de português e Veridiane Dias de educação física, apresentaram seus projetos no período da manhã, com os temas: “O uso do Cotidiano para o ensino da Matemática”, “Leitura para a vida” e “Atividade Física e Reeducação Alimentar, uma questão de hábito”. Já, as professoras Jucilea, Pâmela e Elcy apresentaram, no período da tarde, o Tema: “Família, pertencer e cuidar”. O trabalho foi desenvolvido por etapas, que envolveram diretamente os pais e ou cuidadores, levantando questões como hábitos, costumes, árvore genealógica, profissões, criando maior envolvimento da família do aluno com o estabelecimento escolar, fortalecendo vínculos. Outra etapa foram os trabalhos desenvolvidos em sala de aula, produzindo efeitos visuais que ilustraram as questões levantadas no âmbito familiar. No encerramento do Projeto com o lema: “Para que a escola seja a segunda casa, a casa tem que ser a primeira escola”, um teatro de fantoches foi montado pelas professoras encenando o cotidiano de vários tipos de família.

Tupaciguara participa de Jogos internos paralímpicos em Ituiutaba quarta, 31 de dezembro

Cerca de 250 atletas se reuniram em Ituiutaba, para participar dos Jogos Internos paralímpicos, na modalidade atletismo. Oito cidades da região do Triângulo Mineiro, entre elas, Tupaciguara, participaram do evento que começou por volta das 8h e se encerrou às 17h, no dia 15 de junho. Os atletas de Tupaciguara foram acompanhados dos Profissionais da instituição: Gilberto Gregório, Veridiane Dias e kamila Esteves e também de alguns pais que foram levar seu apoio e torcida. Superação foi a marca destes jogos. A equipe de Tupaciguara obteve um excelente desempenho nas competições, desempenho que vem crescendo ano a ano. Como não há podium, todos os desportistas receberam medalhas. A Apae de Tupaciguara sediará, ainda este ano, as Olimpíadas, que deverão reunir as modalidades de atletismo, natação e jogos coletivos. A data, prevista para outubro, está sendo discutida entre a comissão organizadora e as cidades participantes. As Apaes reconhecem o valor do esporte na vida das pessoas com deficiências. Além dos benefícios físicos, segundo estudos, os aspectos psicológicos melhoram significativamente. O esporte proporciona ao indivíduo a possibilidade de exercer o papel de atleta. Junto com isso vem a chance de participar de um grupo social diferenciado, onde há regras específicas que devem ser obedecidas, bem como comportamentos que devem ser adquiridos, mostrando à pessoa com deficiência que ela é capaz de crescer e evoluir.

Usuários do Centro Dia ganharam manhã de lazer quarta, 31 de dezembro

Dentre as atividades de encerramento semestral, a Equipe de profissionais do Centro Dia, da Apae de Tupaciguara, organizou uma manhã de lazer, com os usuários participantes das ambiências. O Centro Dia é uma unidade sócio assistencial, que oferece serviços de proteção assistencial a jovens e adultos com PCDI - Pessoa com Deficiência Intelectual - além de promover a convivência em grupo e o fortalecimento das relações sociais. O evento aconteceu no dia 03 de julho, na casa da professora de música, Rosália Prudente. As educadoras sociais, responsáveis pelas atividades desenvolvidas no Centro Dia, Fátima, Cilene Andreia, Maria Abadia, Cecília, Cida e Ione, prepararam além de brincadeiras, momentos de dança e descontração, um delicioso almoço. O acontecimento também serviu para celebrar os aniversariantes do semestre. Participaram do momento festivo, o presidente da Apae, Hildebrando Alves, a Diretora Maristela Feldner, a Terapeuta Ocupacional, Mariana e os fonaudiólogos Éder e Suzane.

Nunca é demais lembrar quarta, 31 de dezembro

"Nenhum resultado a respeito das pessoas com deficiência haverá de ser gerado sem a plena participação das próprias pessoas com deficiência". Em outras palavras, as pessoas com deficiência estão dizendo: "Exigimos que tudo que se refira a nós seja produzido com a nossa participação. Por melhores que sejam as intenções das pessoas sem deficiência, dos órgãos públicos, das empresas, das instituições sociais ou da sociedade em geral, não mais aceitamos receber resultados forjados à nossa revelia, mesmo que em nosso benefício."

Endereço:
Rua Camilo Abdulmassih, 126 • Tupaciguara • MG
E-mail:
tupaciguara@apaemg.org.br
Telefone:
(34) 32815160