Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Notícias

convite quarta, 31 de dezembro

10º JULINAO DA APAE

Apae participa do desfile de aniversário da cidade. quarta, 31 de dezembro

À convite da Prefeitura Municipal, a Apae participou, na manhã do dia 1º de junho, do desfile cívico em comemoração aos 107 anos de emancipação político administrativa de Tupaciguara. O tema apresentado foi a Inclusão Social, onde, durante o percurso que partiu da Praça Antônio Alves de Faria, em direção à praça João de Barros Ferreira, alunos e profissionais da instituição desfilaram. O desfile chamou a atenção para a importância da inclusão, através do diálogo, da participação, dos envolvidos diretamente neste processo: “Nada sobre nós, sem nós! Foram 07 alas, falando da importância do trabalho inclusivo que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais promove no município, abrindo suas portas para as pessoas com deficiência, desde sua fundação em 1991. Na primeira ala, a Apae, apresentou a FORMAÇÃO DA INSTITUIÇÃO: “Gente que fez e faz.” Relembrou e agradeceu os ex presidentes da Apae: Aramides Rodrigues” in memorian” (representada por sua filha, Paula Cristina), Glayds Ribeiro, William Gontijo, Antonio Barbosa, Iremar Oliveira, Maristela Feldner (atual diretora) Ildebrando Alves, seu atual presidente, Jarbas Feldner, o Presidente da Federação das Apaes de Minas Gerais e ainda Anderson Honorio que é auto defensor das Apaes do Triângulo I Na ala "Respeite meu tempo, eu posso aprender", apresentou que a educação é um direito social, essencial para a dignidade da pessoa humana, consagrada na Constituição Federal. Mostrou que a escola precisa ser ressignificada de acordo com o paradigma de ética, cidadania e democracia que sustenta os movimentos inclusivos eque para isso, conta com uma Escola Especial Escola Ruth de Sousa Ribeiro, onde são oferecidas: a educação infantil, ensino fundamental e EJA – anos iniciais e anos finais – Em seguida, veio a Ala do "Centro Dia", mostrando as oficinas de culinária, artesanato, capoeira, horticultura, a música e esporte. Outra ala foi a da Rede de Cuidados com a pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, apresentando seu corpo clínico e técnico. Para o serviço de saúde, há atendimentos clínicos nos setores de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, atendimento médico (clínico geral ), enfermagem, nutricional e atendimento odontológico. A seguir, desfilou a Ala " Inclusão não é estar, é participar", que falou sobre a inclusao de alunos/usuários no mercado de trabalho. Atualmente são 04 usuários da Apae que foram inseridos no mercado de trabalho e prestam serviço na Bioenergética Aroeira. Para encerrar o desfile, apresentou a Ala #somostodostupaciguara: A diferença é o que faz diferença.” A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tupaciguara conduziu o "Bolo da Diversidade", o bolo da inclusão, numa homenagem a todos as pessoas, sem excessão, que fazem da cidade, um lugar de riquezas em talentos, valores e tradições, reverenciando a bandeira do município e todas as mãos que o constroem.

Apae comemora, pela primeira vez, a "Festa da Família" quarta, 31 de dezembro

Comemorada dentro do calendário de datas oficiais, no dia 15 de maio, a família sempre foi um dos pilares das ações dentro da Apae de Tupaciguara. Por acreditar na importância da família para a continuidade das ações dentro do programas e projetos, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de nosso município tem buscado sempre, através de muito respeito, o envolvimento de todos os cuidadores de alunos e usuários dentro da instituição. Para enaltecer esta importante data, a Apae comemorou, na tarde do dia 22 de maio, a "Festa da Família", envolvendo não só as maes, bem como todos os membros das familias apaeanas. Teatro, apresentação dos corais e dos grupos de dança da Apae, fizeram parte das atrações que emocionaram o público presente. O cantor Muryell Martins, cantou a "Oração pela Família" de Padre Zezinho e arrancou inúmeras lágrimas dos convidados. Para a direção da Escola, ficam expressos o carinho e respeito que a Apae tem por todos os familiares da Instituição. "Estamos emocionados por celebrar esta data, pois acreditamos na família como base para toda mudança positiva na sociedade. Recebam nosso carinho e saibam que nao podemos ter exitos em nossas ações, se não pudermos contar com o apoio de todos vocês", disse a diretora Maristela Feldner, em seu discurso. Ao final, mães e cuidadores dos alunos e usuários, receberam presentes. O Verador Agostinho Vicente de Paulo, esteve representando a Câmara Municipal.

Feirinha Artesanal quarta, 31 de dezembro

Começa na próxima segunda-feira (17), a Feirinha Artesanal da Apae. São itens de decoração confeccionados pelos alunos da oficina de Artesanato, sob orientação da Professora Marcela De Paula. A Feirinha vai ate o dia 19 (quarta-feira) e estará na recepção da Apae. Lindas peças de madeira e vidro farão parte da exposição que poderá ser visitada de 8h às 18h.

Mães ganharam café da manhã e muito carinho na Apae quarta, 31 de dezembro

Endereço:
Rua Camilo Abdulmassih, 126 • Tupaciguara • MG
E-mail:
tupaciguara@apaemg.org.br
Telefone:
(34) 32815160