Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Notícias

Campanha da Pizza da Apae quarta, 31 de dezembro

Vem aí, mais uma deliciosa campanha! Essa você já conhece o sabor e a qualidade. Entrega das Pizzas: 11 de outubro Valor: R$35,00 Reservas na Apae (3281-5160), ou através de nossos profissionais,ou aqui mesmo, em nossa rede social.

Teatro "Dia do Amigo" quarta, 31 de dezembro

Uma das atividades importantes desenvolvidas pelo setor de artes da Apae de Tupaciguara, são as dramatizações, ou o teatro na escola. Há quem acredite que esta atividade só pode ser desenvolvida pelos alunos de escolas regulares. Mas esta máxima não é verdadeira. Estudos comprovam que a sua prática será capaz de contribuir para solucionar muitos dos problemas de origem emocional, podendo, de fato, serem considerados como instrumentos estimuladores das funções cognitivas na vida de pessoas com deficiência. A pratica de apresentações teatrais visa ampliar o conhecimento, sensibilidade e tolerância entre as pessoas de modo geral e, especificamente, no caso do teatro na escola, entre os membros da comunidade escolar. Para a Professora de Artes, Adna Martins, que coordena esta ação, todos podem e devem ser envolvidos na atuação teatral e escolhe os temas, dentro do calendário de datas festivas. Os alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos deram um verdadeiro show ao apresentar a peça " Dia do Amigo", que é comemorado no dia 20 de julho. A apresentação mostrou que a solidão não tem a última palavra e que para ter amigos, basta abrir o coração e o espaço da convivência. Ao final, alunos e professores foram muito aplaudidos e a Diretora Maristela Feldner, que assistiu a apresentação, fez questão de parabenizar todos os envolvidos neste projeto.

Projeto "Combatendo o Aedes Aeghypti"" quarta, 31 de dezembro

Coordenado pela Professora Mírian Massuco, os alunos do 5º ano do ensino fundamental, apresentaram um excelente trabalho sobre o mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya O estudo envolveu visitas ao centro de zoonoses, pesquisas em sala de aula, confecção de objetos ilustrativos. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer melhor os meios de transmissão, os sintomas, os mitos e as verdade, o ciclo reprodutivo, os cuidados para evitar a doença e como é feito o combate pelo município para acabar com as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. Outra interessante apresentação foi o gráfico mostrando quantos alunos da escola "Ruth de Souza Ribeiro "foram infectados pelo mosquito. O trabalho ficou exposto nos corredores da escola e foi muito elogiado, tanto pelo capricho quanto pelo conteúdo de informações apresentadas.

Animação e alegria definiram o “Arraiá da Apae”. quarta, 31 de dezembro

Escola muito bem decorada, alunos vestidos à caráter, lindas e bem ensaiadas coreografias, músicas animadas, deram o formato do evento “Arraiá da Apae”. A festa aconteceu no pátio da escola, no dia 26 de junho e começou por volta das 14h30. Contou com uma expressiva participação dos alunos, professores e profissionais da Apae que, animadamente, dançaram a tradicional quadrilha e também a quadrilha estilizada, com misturas de sons tradicionais e contemporâneos. Outra atração foi a dança com fitas, ao som do forró, coreografada pela Professora de Educação Física, Veridiane Dias. Não faltou também a quadrilha dos cadeirantes que sempre emociona e arranca inúmeros aplausos. O “Arraiá da Apae” é um evento educativo, voltado mais para a comunidade escolar que envolve a família e precede o Julinão da Amizade, que é realizado anualmente pela Apae em praça pública, tendo caráter mais promocional. Ao final das apresentações, as comidas típicas foram servidas e muito elogiadas por todos os participantes. O evento contou com a presença do Vereador Agostinho Vicente de Paulo, que representou a Câmara Municipal de Tupaciguara, do Presidente da Apae, Hildebrando Alves da Silva, do Presidente da FEAPAES de MG, Prof. Jarbas Feldner de Barros, entre outros representantes de entidades e instituições.

Professoras da EJA apresentam Projeto pedagógico quarta, 31 de dezembro

Coordenado pela Supervisora da Apae, Cacilda Barbaresco, os projetos pedagógicos da EJA – Educação de Jovens e Adultos – têm se revelado grandes aliados no desenvolvimento educacional dos alunos. No dia 25 de junho, no auditório da Apae, os projetos foram apresentados para a comunidade escolar. As professoras Michelle Moura de matemática, Cinthia Medeiros de português e Veridiane Dias de educação física, apresentaram seus projetos no período da manhã, com os temas: “O uso do Cotidiano para o ensino da Matemática”, “Leitura para a vida” e “Atividade Física e Reeducação Alimentar, uma questão de hábito”. Já, as professoras Jucilea, Pâmela e Elcy apresentaram, no período da tarde, o Tema: “Família, pertencer e cuidar”. O trabalho foi desenvolvido por etapas, que envolveram diretamente os pais e ou cuidadores, levantando questões como hábitos, costumes, árvore genealógica, profissões, criando maior envolvimento da família do aluno com o estabelecimento escolar, fortalecendo vínculos. Outra etapa foram os trabalhos desenvolvidos em sala de aula, produzindo efeitos visuais que ilustraram as questões levantadas no âmbito familiar. No encerramento do Projeto com o lema: “Para que a escola seja a segunda casa, a casa tem que ser a primeira escola”, um teatro de fantoches foi montado pelas professoras encenando o cotidiano de vários tipos de família.

Endereço:
Rua Camilo Abdulmassih, 126 • Tupaciguara • MG
E-mail:
tupaciguara@apaemg.org.br
Telefone:
(34) 32815160